segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Ame-se
É engraçado como nós temos dificuldade em nos amar, quando alguém diz que se ama, parece muito mais uma declaração soberba do que uma declaração de compaixão e respeito consigo mesmo.
Talvez porque muitos de nós tenha sido condicionado pela religião a amar o próximo, mas se esquecem que a máxima diz "Amar ao próximo como a si mesmo".
Como amar alguém sem amar a si mesmo? Como posso dar algo que não tenho em mim? Se não me amo de onde irei tirar o amor?
A atitude de amar-se é mais difícil do que você pode imaginar, pensar em si com carinho e respeito, pensar em si e ter espaço para admiração própria é uma tarefa árdua, se você procurar no dicionário a palavra "AMOR", encontrará essa definição "forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.", eu pergunto, por que o dicionário não diz "forte afeição por si mesmo ou por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais"?
Eu respondo, porque para a sociedade amar-se é algo extremamente egoísta, dizer que se ama é como declarar-se culpado, é como dizer que é alguém indigno do céu, por quê? Porque a máxima diz que temos que amar ao próximo, então eu digo novamente, o certo é dizer, "temos que amar também ao próximo".
A maioria das pessoas que tem dificuldade em olhar-se como alguém digno de cuidados, afeto e carinho, são pessoas que na infância ouviram palavras desencorajadoras ou que lhes foram dados adjetivos negativos, há aquelas que se cobram muito também, pessoas que não aceitam o erro e que acham inadmissível a tentativa, aceitam apenas o acerto.
Lembro-me que a minha adolescência não foi fácil, minhas amigas do colégio se amavam muito, enquanto os meus amigos da igreja não amavam a ninguém, pois é, achavam que amavam mas na verdade não tinham nem amor próprio. Ouvia das minhas amigas do colégio como elas eram maravilhosas e como os seus problemas eram os maiores do universo e ouvia dos colegas da igreja como eu era uma pessoa soberba, como eu era zero humildade só porque tinha as unhas feitas, cabelos escovados e gostava de me vestir bem, só porque tinha cuidado comigo mesma.
Esse período foi horrível para mim, confesso, ouvia na igreja que estava longe de Deus porque me dedicava aos estudos e ouvia que não teria futuro no colégio, porque separava meu tempo entre os estudos e a igreja. Tudo virou uma lambança em minha mente de adolescente que escolheu amar a Deus e ao próximo e esqueceu de si mesma.
O que quero dizer? Naquela época não ouvi a mim mesma, naquela época preferi olhar para o que os outros diziam e escolhi um lado, o lado que era motivado por uma hipocrisia, hipocrisia que depois de um tempo iria me mostrar que aquilo que eu acreditava era uma mentira.
Se eu tivesse parado, me olhado, se eu tivesse dado a mesma atenção a mim que dei as outras pessoas, teria feito diferente, é isso que é se amar, é se ouvir, é se olhar, é se respeitar, quem se ama se conhece, quem se ama não precisa provar nada a ninguém, porque já provou a quem importa primeiro, a si mesmo, e ao provar para si mesmo os demais irão ver, porque a verdade grita enquanto a mentira sussurra e por isso tem que ser dita várias vezes.
Faça um exercício diário, o exercício do amor próprio "olhe-se no espelho e diga, eu te amo, olhe-se no espelho e diga, você é especial e eu vou cuidar de você, diga como você é importante, diga como você tem respeito e admiração por sua história e por suas escolhas, diga que você a perdoa e que você não a culpa por erros do passado, porque é normal errar, diga que você não irá mais magoá-la para deixar outra pessoa feliz, diga como você a ama e que tudo ficará bem".
Dependendo da sua história de vida e de como você tem se comportado em relação a si mesmo, algumas lágrimas cairão, você precisará repetir várias vezes ou você simplesmente não conseguirá dizer então eu vou pedir que você insista, que você olhe-se novamente e repita essas palavras.
Talvez o seu consciente diga que é ridículo, mas a sua inconsciência e criança que mora dentro de você irão agradecer por esse cuidado e amor, eu imploro mais uma vez, liberte-se da culpa, liberte-se das amarras que te colocam em uma posição de inferioridade, em uma posição indigna de amor, coloque-se no lugar que você merece, de ternura e amor, por favor, ame-se.
Ame-se!
Por: Jéssica Medeiros
Veja também:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário