domingo, 23 de outubro de 2016

Lei Áurea



Após 300 anos de escravidão, a luta dos abolicionistas desde 1.870 e a pressão dos ingleses pela extinção da mão de obra escrava na busca por novos lucros após a Revolução Industrial. Em 13 de maio de 1.888 é sancionada a Lei Áurea que finalmente extinguiu a escravidão no Brasil.

Lei que teve a sua proposta apresentada ao parlamento, uma semana antes de ser aprovada pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, passou pela Câmara e pelo Senado rapidamente até chegar a Princesa Isabel, que na ocasião ocupava a posição de regente do Brasil, enquanto D. Pedro II estava no exterior, a princesa então promulgou a lei que acabou absolutamente com a escravidão no país.

Embora a aprovação da Lei Áurea fosse digna de comemoração, muitos escravos permaneceram prestando serviços aos seus senhores por não possuir outra opção, visto que neste período os fazendeiros apostavam na imigração de europeus para a mão de obra assalariada, sendo assim, os novos libertos não tinham condições de moradia e comida, nem mesmo as péssimas condições oferecidas pelos senhores de engenho.

Infelizmente o Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, mesmo após essa conquista ainda existem muitas outras a serem alcançadas nesse sentido, como a busca pela extinção do racismo e desigualdade social.




Por: Jéssica Medeiros

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário