"O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim." (Auguste Comte)
Auguste Comte ao
analisar a sociedade da época em que viveu, a saber, meados do
século XVIII e o século XIX, o filósofo francês nascido em meio
a acontecimentos como a Revolução Francesa e a Revolução
Industrial, percebeu que havia uma desordem social proveniente de
causas econômicas fazendo relação a Revolução Industrial e
sociopolíticas relacionadas a Revolução Francesa. Conhecido como fundador da filosofia "Positivista' e da "Sociologia", não foi aquele que deu esse nome a ciência que estuda a sociedade, antes a chamava de "Física Social".
Física Social
Comte acreditava na
necessidade de haver uma análise metodológica e sistemática
da sociedade na busca de compreender quais os seus problemas, ao
fazer essa análise ele percebe que ambas as revoluções causaram na
sociedade europeia francesa uma desfragmentação social e desordem
moral, trazendo uma inquietação a Auguste Comte em relação aos
problemas sociais adquiridos por esses fatores, a partir dessa
inquietação, surge a chamada “Física Social” que seria a
disciplina capaz de estudar a sociedade; essa ciência ainda não
possuía o nome de “Sociologia”, quem definiu esse termo
posteriormente foi Émile Durkheim; Comte ultiliza a terminologia
“Física” porque para ele essa disciplina deveria ser um ramo do
saber científico, trazendo uma reflexão em torno da natureza,
adotada de métodos e sistematização, com o formato de outras
ciências como; Matemática, Astronomia, Química, Biologia e etc.
O francês buscava
conhecer mais a sociedade, inclusive os problemas sociais que a
assolam, por acreditar que assim conseguiria pressagiar os fatos e
prever as crises. Essa ideia partia da prisma de que para Comte, toda
sociedade deve se auto conhecer, por isso a importância dos
indivíduos estudarem também a “Física Social”, o
filosofo detinha a ideia de que toda sociedade ao passar dos anos
evoluem, algumas mais que as outras, sendo a que evolui em velocidade
superior aquela que possui um conhecimento maior da sua realidade
social.
Darwinismo Social
Esse conhecimento na
busca de uma evolução futura é o que Comte chama de “Positivismo”,
que é a corrente e escola de Auguste Comte, este representa o maior
estágio alcançado pela sociedade, esta ligado ao racionalismo e a
ciência, o filósofo acreditava que o conhecimento religioso não
salva a sociedade de sua malogras e que quanto mais a sociedade é
detentora do conhecimento, mais ela se afasta das crenças
religiosas.
Para Comte a
sociedade esta em movimento e eles podem ser definidos em:
-
Movimento Dinâmico: Relaciona-se ao progresso, as etapas e ações necessárias para alcançá-lo, o Trabalho por exemplo.
-
Movimento Estático: Relaciona-se a aquilo que é indispensável para a ordem, as normas por exemplo.
Dessa teoria nasce o lema positivista “Ordem e Progresso”
(sim, é aquele que esta na nossa bandeira). Esse lema surge de um
anterior que é “O amor como princípio, a ordem como base e o
progresso como fim.”, lema que serviu de inspiração dos
movimentos republicanos, dentre estes o movimento republicano
brasileiro que chegou ao Brasil através de Benjamin Constawt.
Acreditando nesse progresso, Comte dizia que a sociedade estava
caminhando, onde todas partiam de um mesmo início, a “Teleologia”,
e chegariam a um fim, o “Progresso”, era uma ideia eurocêntrica,
desprezando a realidade de vida dos outros povos e entendendo que o
povo europeu era mais evoluído que os demais. Partindo desse prisma
Auguste Comte separou a história da humanidade em três etapas:
1ª) Teológica: Período da Idade Média, onde tudo explicava-se
através da religião, acreditando em uma força maior, uma força
divina que conduzia o universo;
2ª) Metafísica: Período após a Revolução Francesa e Iluminismo,
os homens estariam mais evoluídos, desta forma, os indivíduos
começavam a questionar e não achavam respostas para tudo na
religião e sim através da filosofia. A ciência e a reflexão
estavam começando a fazer parte da sociedade;
3ª) Positiva: Período após o século XIX, os homens após esse
período estariam caminhando para esta etapa. Ao chegar nela, os
homens não acreditariam mais na religião e na filosofia, tudo seria
explicado única e exclusivamente pela ciência, o pensamento da
humanidade seria técnico pragmático, pensamento que não é
passível de erro.
Características da etapa positiva:
. O domínio estaria nas mãos da indústria e da ciência, não dando
espaço para a religião;
. Não haveria religião;
. Não deveria haver representantes que possuem algum pensamento
filosófico na política e o melhor seria o governo de uma “Ditadura
Republicana Tecnocrática”, ou seja, os governantes seriam homens
envolvidos com a ciência;
. O ensino deveria ser laico, público, gratuito e universal.
Sabemos que Comte, embora tenha sido aquele que levantou a tese de
que a sociedade deveria ser estudada por uma ciência, não foi
aquele que colocou esse pensamento em prática.
Émile Durkheim baseado em Comte desenvolveu os metódos que transformou em ciência a disciplina que estuda a
sociedade, a Sociologia.
Por: Jéssica Medeiros
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