domingo, 29 de maio de 2016

Pode cair na sua Avaliação.


Olá!
Que bom que você esta aqui! (*___*)
A seguir você irá encontrar possíveis questões que poderão cair na sua Avaliação de Sociologia.
Espero que lhe ajude!

1) Qual a relação entre a Revolução Industrial e o surgimento da Sociologia?


A Revolução Industrial ocasionou mudanças na sociedade, a tornando uma sociedade capitalista, com esta revolução, onde havia a busca por maximizar a produção e o lucro, a sociedade deixou de ser mecânica (produz para a sua sobrevivência) para ser orgânica (produz para suprir uma necessidade que pode não ser sua e sim de outrem), havendo a instalação de máquinas também no campo para suprir a demanda em relação a procura, que ocasionou o êxodo rural. Na busca por emprego o trabalhador do campo se deslocou para cidade, o que fez com que este trabalhasse para alguém e não para si, se tornando um proletário (assalariado) que ganhava menos do que era de costume, essa nova realidade ocasionou a miséria que desencadeou males a sociedade como, prostituição, suicídio, alcoolismo e a violência, então surge a necessidade de conhecer essa nova sociedade, de estudá-la.

sábado, 28 de maio de 2016

Max Weber – Breve Biografia




"O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível." - (Max Weber)



Devo dizer antes de mais nada, que tenho grande apreço por Weber, quando comecei a estudar mais a fundo a sua história e ponto de vista me apaixonei por esse alemão (Rs).

Max Weber, jurista, economista e sociólogo, é o terceiro pilar da Sociologia ao lado de Comte, Durkheim e Marx embora tenha tido como base Émile Durkheim e Karl Marx é conhecido como o pai da sociologia moderna, tendo grande influência na Filosofia, Economia, Direito, Ciências Politicas e Administração. 

Primeiro dos sete filhos de comerciantes de linho, seu pai Max Webwe era também advogado e político, membro do "Partido Nacional Liberal", sua mãe Helene Fallenstein descendente de imigrantes  huguenotes franceses. Nascido em 21 de abril de 1.864 na Turíngia, embora digam que nasceu em Berlim, sendo que este foi o local para onde foi com a sua família em 1.869 e iniciou seus estudos. Karl Emil Maximilian Weber, aos 13 anos já era um grande observador, na época costumava analisar ocorridos na escola e posteriormente davam anotações como frutos, dedicado aos estudos e à leitura não gostava muito de esportes, talvez por ser um garoto tênue em consequência de aos 4 anos ter adquirido uma meningite.

Sentimentos Prostitutos

Falas que és moça de respeito que tua dignidade não se pode questionar,
Andas por aí a bater no peito que tuas atitudes ninguém as pode condenar.

É honrosa, de princípios uma virgem se diz,
Mas quando o assunto são teus sentimentos és pior que uma meretriz.

Sofres como prostituta por a qualquer um teu coração entregar,
Aquele que quiser ter o teu amor é só com lábia e promessas vãs o comprar.



Por: Jéssica Medeiros

domingo, 22 de maio de 2016

Auguste Comte e suas Teorias




"O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim." (Auguste Comte)




Auguste Comte ao analisar a sociedade da época em que viveu, a saber, meados do século XVIII e o século XIX, o filósofo francês nascido em meio a acontecimentos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, percebeu que havia uma desordem social proveniente de causas econômicas fazendo relação a Revolução Industrial e sociopolíticas relacionadas a Revolução Francesa. Conhecido como fundador da filosofia "Positivista' e da "Sociologia", não foi aquele que deu esse nome a ciência que estuda a sociedade, antes a chamava de "Física Social".

sábado, 21 de maio de 2016

Émile Durkheim e suas Principais Teorias




Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade.” (Émile Durkheim) 



Émile Durkhiem, sociólogo, psicólogo e filósofo francês, conhecido como o pai da sociologia, foi aquele que transformou em ciência através da elaboração de métodos o pensamento do positivista Auguste Comte, o qual foi a principal base de Durkheim, embora não o tenha conhecido, pois, Comte faleceu um ano antes do nascimento de Émile Durkheim, a saber, 18 de abril de 1.858 e data de falecimento 15 de novembro de 1.917. O sociólogo francês tem como duas principais obras: “As Regras do Método Sociológico” e “O Suicídio”.

Durkheim é aquele que define como uns dos princípios da metodologia de pesquisa a separação do pesquisador social e o seu objeto de estudo através da objetividade e neutralidade, de forma que o conteúdo final não seja comprometido pela subjetividade do pesquisador.

O sociólogo foi aquele criou o termo “Anomia”, que defini-se pelo fato de um Estado estar sem, normas, sem regras (A – Não, Nomia – Normas; Logo, “Sem Normas”), para ele quando a sociedade encontra-se nesse estado, podemos dizer que ela sofre de uma patologia (esta doente), o termo “Anomia” foi utilizado por Durkheim para definir os acontecimentos do século XIX, quando a sociedade sofreu a perda da sua identidade, consequentes das radicais transformações do mundo moderno, ele também foi responsável pela criação do termo “Fato Social” e sua definição.

sábado, 7 de maio de 2016

Príncipe Asiático do Paquistão



Teus olhos negros, cabelos a combinar,
Batendo na altura da extremidade auricular.
Olhos marcantes mostram as profundezas de quem és tu,
Fixando-os em mim, embora vestida sentia-me de corpo nu.

Lembro que não tínhamos muito a combinar,
Trilhavas em exatas, eu em humanas a andar.
Eu acreditando em Mateus, Marcos e João,
Enquanto fazias três orações ao dia debruçado no alcorão.

O Párvulo Imune


Almejando o bruto inocente,
Tento desvirtuar seus costumes,
Faço sutis propostas indecentes,
Mas é um párvulo imune.

É tão criança de si mesmo,
Faz – me sentir cruel,
Um ser humano grotesco,
Indigno do céu.

Brilho Próprio


Hoje acordei pensando naquela questão do Brilho Próprio sabe…

Normalmente pela manhã ao acordar, fico uns 30, 40, 50, (Rs) quase 1 hora em minha cama, pensando na vida, em mim, nas pessoas, nas minhas atitudes, coisa de gente que não tem o que fazer como dizem. Ao ficar refletindo algo começou a me intrigar, a questão do “Brilho Próprio”, muito se fala é o que mais tem no Facebook e nos Memes do Insta e Whatsapp, todo mundo diz que tem e ninguém demonstra realmente ter, na minha concepção quem tem essa “luz”, não precisa sair dizendo a ninguém, todos notam, é como sair na rua de madrugada, se faltou luz no seu bairro ele será tenebroso, se não, veremos cada casa, cada rua, cada sujeito nas veredas, saberemos que as luzes estão funcionando, é natural.

terça-feira, 3 de maio de 2016

A Bela da Tarde

Agora entendo as críticas à Joseph Kessel referente a esta obra.  Engoli as 220 páginas de "Bela da Tarde" em menos de 6 horas só pra acabar logo com este livro, que até agora procuro o motivo de tantas edições e um filme nele baseado. 


O que achei? "História sem fim, com um meio totalmente incomodo."

Sem mais!

Jéssica Medeiros


Como Eu Era Antes de Você!




"Não dei muita opção para ele. Sentei em seu colo e coloquei os braços no pescoço dele para me firmar. Ele olhou bem nos meus olhos um instante, como se pensasse se podia recusar o convite. Depois, surpreendentemente, conduziu a cadeira para a pista e começou a dar pequenas voltas sob as luzes faiscantes dos globos de luz" 
.
.
.


"E as coisas boas da vida são assim, vem sem que esperássemos e vão deixando aquela saudade sem doer"


Você, a minha paz!


"De ti tenho pressa, mais do que de mim mesma,
Que a paisagem que reflete aos meus olhos, tu sejas.

Amo-te devagar para atrasar os infortúnios de ter perder,
Conhecer-te foi o meu fim, basta olhar pra mim que irás entender.

Embora seja grande a minha dor,
Não poderia deixar de agonizar as delícias do teu amor!

Amor este que me consome e desfaz,
Entenda, antes ter você ao reconquistar a minha paz!"

(JM - 03/05/2016)



"Mundo injusto de minh'alma, porque és festival quando tudo aqui são cinzas?"